[MINICURSO] AFETOS E POLÍTICA: UMA ABORDAGEM TRANSINDIVIDUAL

Neste semestre de 2019.2, o Laboratório de Metodologia do Instituto de Relações Internacionais/PUC-Rio convida alunxs do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais e professores do IRI a participarem do minicurso  Afetos e Política: uma Abordagem Transindividual. Algumas vagas de número limitado também estão abertas para alunxs de pós-graduação e professores externxs ao IRI. Os minicursos são gratuitos, mas é obrigatória a inscrição pelos formulários abaixo indicados (pendendo confirmação no caso de externxs).

O Minicurso de  Afetos e Política: uma Abordagem Transindividual será  ministrado pelo Professor Dr. Rodrigo Nunes (PUC-Rio). O minicurso será oferecido nos dias 29, 30 e 31 de Outubro de 18h às 21h (9h totais), no auditório do IRI 2.

Curso

A partir de trabalhos pioneiros de Eve Sedgwick e Brian Massumi no início deste século, há cerca de 15 anos tem-se falado de uma “virada afetiva” nas ciências humanas. Este curso se propõe a ler esta tendência recente à luz de algumas de suas referências teóricas mais importantes –– sobretudo os trabalhos de Baruch Spinoza no século XVII e de Gilbert Simondon e Gilles Deleuze no século XX –– a fim de responder a pergunta: de que maneira uma teoria dos afetos pode contribuir para pensar a política? Guiados por esta questão, buscaremos na literatura sobre os afetos recursos pensar algumas das questões centrais da filosofia política (a formação de grupos, os processo de identificação, os mecanismos de reprodução social e ruptura, a psicologia de massas), bem como alguns temas que têm voltado à baila em anos recentes (populismos, fascismos etc.), de modo a verificar a utilidade desta abordagem tanto para a teoria como para um trabalho diagnóstico do presente. Neste percurso, também estaremos testando a hipótese de que uma teoria dos afetos nos serve para desenvolver uma abordagem transindividual da política, escapando às aporias tanto do individualismo quanto do holismo.

Datas: 29, 30 e 31 de Outubro

Horário: 18h às 21h.

As vagas externas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas nestes formulários: internxs ao IRI e externxs ao IRI/PUC-Rio (aguardar confirmação).

NOTAS

Tendo em vista o número limitado de vagas, pedimos que avisem sobre qualquer desistência.

Para alunxs do programa, lembramos que são válidas as mesmas regras de presença dos demais cursos do IRI.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com o LabMet: labmetodologia.iri@gmail.com

RODRIGO NUNES

PhD em Filosofia pela Universidade de Londres. Professor do Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) desde 2013.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s