[Oficina] “Estratégias metodológicas para entrevistas”

Neste semestre de 2020.1, o Laboratório de Metodologia do Instituto de Relações Internacionais, PUC-Rio, promoveu a Oficina “Estratégias Metodológicas para Entrevistas”.  A Oficina foi ministrada pela Professora Dra. Maria Helena Zamora (Departamento de Psicologia da PUC-Rio). A Oficina será oferecida nos dias 30 de Março e 1 de Abril de 2020, de 19h às 22h (6h totais), através da plataforma Zoom.

O primeiro dia da oficina consistiu em uma apresentação sobre a adequação metodológica da técnica de entrevistas e teve enfoque em questões como o quais são os objetivos da entrevista, por que fazer entrevistas e quais são os procedimentos e cuidados a serem tomados na reização de uma entrevista. Nesse esteira refletimos sobre como abordar pessoas, o que considerar durante a abordagem, como observar o comportamento não verbal além de discussões sobre o planejamento, roteiro e pré-teste. No segundo dia Maria Helena apresentou mais detidamente os tipos de entrevistas e seus usos, sobre métodos de transcrição e análise de entrevistas e principalmente sobre questões éticas no uso de entrevistas.

Ementa e bibliografia do curso

Audio dia 01 de Abril de 2020

Maria Helena Zamora é professora no departamento de Psicologia da PUC-Rio. Atua em Psicologia Jurídica, nos temas de direitos humanos da criança e do adolescente, práticas na Educação, desigualdade social, racismo e Psicologia Social Comunitária. É ainda membro da Secretaria Executiva do Comitê Estadual para a Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro (Lei 5778, de 2010) desde 2015; membro do Conselho Consultivo do Instituto de Cidadania e Direitos Humanos, fundado em 2017, em Minas Gerais; e docente nas Pós-graduações Psicologia Hospitalar e da Saúde (disciplina Questões Socioantropológicas da Saúde) e Psicologia Junguiana, Arte e Imaginário. Foi professora convidada da Especialização em Teorias e Práticas Transdisciplinares e Violência: Direito, Educação e Saúde, da FUNEMAC (Fundação Educacional de Macaé – 2007 a 2009), do Curso de Especialização em Segurança Pública, Cultura e Cidadania da UFRJ e Ministério da Justiça (2007 a 2011), Especialização em Psicologia da Saúde da PUC-Rio (2007 a 2011). Participou do Projeto Justiça Juvenil da ABMP (Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude), de 2008 a 2009. Foi consultora do Projeto “Oficinas de Capacitação em Gestão de Risco” da organização Médicos Sem Fronteiras, de 2008 a 2009. Em 2017 passa a ser pesquisadora convidada da linha de pesquisa “Acolhimento e inclusão de jovens em risco do IPCDHS/FCT, Univ. de Coimbra e consultora do Laboratório de Intervenção na Comunidade (LInC). É Vice-coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (LIPIS, da PUC-Rio) desde 2006; foi colaboradora do Núcleo Interdisciplinar de Memória, Subjetividade e Cultura (NIMESC) da PUC-Rio; pesquisadora associada do Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (NIREMA) da PUC-Rio, em 2015 e do Núcleo Transdisciplinar Subjetividades, Violências e Processos de Criminalização (TRANSCRIM) da UFF, em 2016

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s