MINICURSO “A EMANCIPAÇÃO DAS COISAS, OU: UM MARXISTA CHEGA ATRASADO À CRÍTICA DA ECOLOGIA POLÍTICA”

Neste semestre de 2020.1, o Laboratório de Metodologia do Instituto de Relações Internacionais/PUC-Rio promoveu o minicurso “ A emancipação das coisas, ou: um marxista chega atrasado à crítica da ecologia política” foi ministrado pelo Professor Dr. Gabriel Tupinambá (Departamento de Filosofia – UFRJ) nos dias 13, 15 e 17 de Abril de 18h às 21h (9h totais), na plataforma Zoom.

O minicurso A emancipação das coisas explorou as conexões e divergências entre o materialismo histórico — base do projeto socialista do século XX — e as correntes materialistas contemporâneas que podemos agrupar sob o nome de “materialismos do não-humano”, reconstruindo ideias e estratégias do pensamento decolonial, do movimento feminista e da ecologia radical do ponto de vista de um marxismo ciente de suas próprias limitações. Buscou-se mapear as diferentes maneiras que autores como Donna Haraway, Isabelle Stengers, Anna Tsing, Bruno Latour, Karen Barad e McKenzie Wark demarcaram o que gostariam de abandonar — ou, menos frequentemente, herdar — dos esforços da tradição marxista do século passado, tentando relacionar pontos-cegos importantes da obra de Marx com desenvolvimentos teóricos que visam alargar o espaço do materialismo para além dos limites — progressistas, patriarcais e antropocêntricos —  que caracterizaram a ideologia progressista européia do século XIX.

Os materiais utilizados no curso e gravações do mesmo encontram-se abaixo

Ementa e bibliografia completa

Gravação – Dia 13.04.2020

Gravação – Dia 15.04.2020 – parte 1*

Gravação – Dia 15.04.2020 – parte 2*

Gravação – Dia 17.04.2020

*Entre a parte 1 e parte 2 das gravações do dia 15 de abril há um corte de cerca de 20 minutos referente a explicação dos slides 104 a 107

Gabriel TupinambáGABRIEL TUPINAMBÁ (Depto de Filosofia – UFRJ)

Possui bacharelado em Belas Artes pela Central Saint Martins College of Art & Design (2010), mestrado em Mídia e Comunicação (2012) e doutorado em Filosofia (2015) pela European Graduate School. Atualmente é pesquisador de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura, na PUC-Rio. É também psicanalista e coordenador do Circulo de Estudos da Idéia e da Ideologia. Tem experiência na área de Arte, Filosofia e Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: idealismo alemão, fundamentos sociais da clínica psicanalítica, teoria do valor, teoria da organização política.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s