MINICURSO “ESTUDO DOS PROCESSOS INTERTEXTUAIS À LUZ DA LINGUÍSTICA TEXTUAL”

Neste semestre de 2020.2, o Laboratório de Metodologia do Instituto de Relações Internacionais/PUC-Rio ofereceu axs alunxs do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais e professores do IRI o minicurso Estudo dos processos intertextuais à luz da linguística textual.

O Minicurso Estudo dos processos intertextuais à luz da linguística textual foi ministrado pela Dra. Mônica Cavalcante (Universidade Federal do Ceará) e pela Dra. Ana Paula Lima de Carvalho (Instituto Federal do Piauí – IFPI) nos dias 21 (15h às 18h), 23 (18h às 21h) e 25 (15h às 18h) de setembro (9h totais).

Ementa:             

ESTUDO DOS PROCESSOS INTERTEXTUAIS À LUZ DA LINGUÍSTICA TEXTUAL

1º dia: Panorama dos estudos de intertextualidade;

2º dia: Intertextualidades estritas e amplas;

3º dia: As intertextualidades como estratégia de argumentação.

Os materiais utilizados e gravações podem ser encontrados aqui. Infelizmente, devido a problemas tecnicos, não conseguimos gravar o segundo dia de atividaes. No link indicado você encontrará os slides utilizados na aula.

MINICURSO “ESTUDO DOS PROCESSOS INTERTEXTUAIS À LUZ DA LINGUÍSTICA TEXTUAL”

MÔNICA MAGALHÃES CAVALCANTE (UFC)

É graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1985); tem mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (1996) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Em 2003, fez pós-doutorado em Linguística pela Unicamp. Desde 1989, é professora da Universidade Federal do Ceará e, atualmente, é bolsista CNPq de Produtividade em Pesquisa nível PQ-1. Tem experiência na área de linguística textual, com ênfase em referenciação, intertextualidade, metadiscursividade, argumentação, heterogeneidades enunciativas, gêneros do discurso, articulação tópica e sequências textuais.

ANA PAULA LIMA DE CARVALHO (IFPI)

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Mestre em Letras (Estudos de Linguagem) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como professora de Língua Portuguesa no ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s