OFICINA “LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO ATRAVÉS DE NARRTAIVAS AUTOBIOGRÁFICAS”

Neste semestre de 2020.2, o Laboratório de Metodologia do Instituto de Relações Internacionais/PUC-Rio promoveu a oficina Letramento racial crítico através de narrativas autobiográficas”nos dias 28 de setembro e 02 de outubro das 15h às 18h (6h totais).

A Oficina Letramento racial crítico através de narrativas autobiográficas foi ministrada pela Dra. Aparecida de Jesus Ferreira (UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa) através da plataforma Zoom.

No primeiro dia de oficina, a professora abordou questões sobre letrament racial crítico e discutiu nemenclaturas relevantes para entender identidades sociais de raça. Os referenciais teóricos utilizados par aas rflexões foram do letramento racial crítico (FERREIRA, 2015, 2014; GARDNER, 2017) e identidades sociais de raça (GOMES, 2005) e teoria racial crítica (LADSON-BILLINGS & TATE, 1998).

No segundo encontro, xs participantes produzira narrativas autobiográficas a partir da questão “como você se deu conta de que o racismo existe?”. As narrativas foramdiscutidades e analisadas como parte das atividades da oficina com base nos referenciais teóricos da pesquisa narrativa na linguística aplicada e teoria racial crítica (FERREIRA, 2015a, 2015b); LADSON-BILLINGS & TATE, 1998). Por fim, xs alunxs elaboraram o projeto “letramento racial crítico em ação” e discutiram possibildiades de outras práticas pedagógicas para serem utilizadas como metodologias no contexto da educação básica e no ensino universitário tanto para a graduação como para a pós graduação.

Aparecida de Jesus FerreiraAPARECIDA DE JESUS FERREIRA  (UEPG)

Aparecida de Jesus Ferreira tem doutorado e Pós-Doutorado pela University of London/Inglaterra. É professora Associada da UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ministra aulas no curso de Letras – Graduação/Mestrado. Professora visitante King’s College London, UK (2018) e na University of Bristol, UK (2020). Tem experiência na Linguística Aplicada, com ênfase em Formação de Professores, ensino/aprendizagem de línguas, análise de livro didático, letramento racial crítico intersecção com raça, gênero e classe social.

Materiais na oficina:

Slides e programa

Gravação dia 1

Gravação dia 2 (a gravação foi interrompida após a discussão sobre nomenclaturas afim de não expor xs alunxs que compartilharam suas narrativas autobiográficas0.

NOTAS

Para alunxs do programa, lembramos que são válidas as mesmas regras de presença dos demais cursos do IRI.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com o LabMet: labmetodologia.iri@gmail.com

Confiram no site do LabMet as atividades que serão organizadas ao longo do semestre: https://labmetodologia.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s