OFICINA “LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO”

Neste semestre de 2020.2, o Laboratório de Metodologia do Instituto de Relações Internacionais/PUC-Rio convida xs alunxs do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais e professores do IRI a participarem da oficina Letramento racial crítico através de narrativas autobiográficas”. Algumas vagas de número limitado também estão abertas para alunxs de pós-graduação e professores externxs ao IRI. As oficinas são gratuitas, mas é obrigatória a inscrição pelos formulários abaixo indicados (pendendo confirmação no caso de externxs).

A Oficina Letramento racial crítico através de narrativas autobiográficas será ministrada pela Dra. Aparecida de Jesus Ferreira (UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa) (. A oficina será oferecida nos dias 28 de setembro e 02 de outubro das 15h às 18h (6h totais). Enviaremos o link de acesso para o e-mail dxs inscritxs algumas horas antes do início da oficina.

 

Ementa:             

 LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO ATRAVÉS DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS

Neste minicurso abordo questões sobre letramento racial crítico e discuto nomenclaturas relevantes para entender acerca de identidades sociais de raça. Os referenciais teóricos que serão utilizados para as reflexões são do letramento racial crítico (FERREIRA, 2015, 2014; GARDNER, 2017) e identidades sociais de raça (GOMES, 2005) e teoria racial crítica (LADSON-BILLINGS & TATE, 1998). Serão produzidas narrativas autobiográficas e analisadas como parte das atividades da oficina, como possibilidade de práticas pedagógicas para serem utilizadas como metodologias e práticas pedagógicas inovadoras no contexto da educação básica e no ensino universitário tanto para a graduação como para a pós-graduação. Os referenciais teóricos que serão utilizados para as reflexões das narrativas autobiográficas são da pesquisa narrativa na linguística aplicada e teoria racial crítica (FERREIRA, 2015a, 2015b); LADSON-BILLINGS & TATE, 1998).

OFICINA “LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO ATRAVÉS DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS”

APARECIDA DE JESUS FERREIRA  (UEPG)

Aparecida de Jesus Ferreira tem doutorado e Pós-Doutorado pela University of London/Inglaterra. É professora Associada da UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ministra aulas no curso de Letras – Graduação/Mestrado. Professora visitante King’s College London, UK (2018) e na University of Bristol, UK (2020). Tem experiência na Linguística Aplicada, com ênfase em Formação de Professores, ensino/aprendizagem de línguas, análise de livro didático, letramento racial crítico intersecção com raça, gênero e classe social.

 

Datas e horários:

28/09: 15h às 18h

02/10: 15h às 18h

As vagas externas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas nestes formulários:

  1. internxs https://forms.gle/zcweBonuvDDYhok96 e
  2. externxs https://forms.gle/umg9Y9sZMxTp7SEW9 ao IRI/PUC-Rio (aguardar confirmação).

NOTAS

Para alunxs do programa, lembramos que são válidas as mesmas regras de presença dos demais cursos do IRI.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com o LabMet: labmetodologia.iri@gmail.com

Confiram no site do LabMet as atividades que serão organizadas ao longo do semestre: https://labmetodologia.com/

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s