Atividades

Agenda do Laboratório de Metodologia em 2020.2

O Laboratório de Metodologia (LabMet/IRI-PUC-Rio) anuncia sua agenda para o segundo semestre de 2020.2. Em função da pandemia causada pelo coronavirus permaneceremos realizando nossas atividades remotamente através da plataforma Zoom. Neste semestre o LabMet oferecerá três minicursos (9h totais) e uma oficina (6h totais). As temáticas oferecidas foram pensadas com vistas a priorizar metodologias que podem ser utilizadas para a condução de pesquisas em períodos de distanciamento social. Você encontra maiores informações sobre a questão no Guia de pesquisa na quarentena: Obstáculos e possibilidades para as ciências humanas e sociais em isolamento social” que elaboramos em parceria com o Laboratório de Humanidades Digitais  (dhLab/PUC-Rio).

Nos dias 21 (15h às 18h), 23 (18h às 21h) e 25 (15h às 18h) de setembro ofereceremos o Minicurso “Estudo dos processos intertextuais à luz da Linguística Textual” ministrado pela Dra. Mônica Cavalcante (Universidade Federal do Ceará) e pela Dra. Ana Paula Lima de Carvalho (Instituto Federal do Piauí – IFPI). O minicurso nos dará um panorama dos estudos sobre intertextualidade, além de abordar intertextualidades estritas e amplas enquanto estratégias de argumentação.

Ainda em setembro, teremos  uma Oficina de Letramento Racial ministrada pela Dra. Aparecida de Jesus Ferreira (Professora Associada – UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa) nos dias 28 de Setembro e 02 de Outubro, das 15h às 18h. Ementa a divulgar.

Nos dias 19, 21 e 23 de outubro a Dra. Letícia Cesarino (PPGAS/UFSC) oferecerá o Minicurso “Introdução à etnografia online”. O curso introduzirá elementos básicos da etnografia em ambientes online, possibilidades de articulação com outras metodologias qualitativas, e orientações para ética em pesquisa online, registro de dados e escrita etnográfica. Algumas das questões a serem apresentadas e discutidas são: como entender plataformas, websites e outros ambientes virtuais como campo etnográfico? Como articular observação participante com outras técnicas de pesquisa qualitativa? Como delimitar, coletar, organizar e registrar material encontrado online? Como mobilizar princípios éticos fundamentais na pesquisa online?

Nossa última atividade do semestre será um Minicurso “Judith Butler, uma filósofa em trânsito”, ministrado pela  Dra. Carla Rodrigues (Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – UFRJ) nos dias 23 (15h às 18h), 25 ( 18h às 21h) e 27 de novembro (15h às 18h) O objetivo deste curso é refazer o percurso filosófico de Judith Butler a partir de um recorte específico: a escolha de conceitos que, para serem trabalhados, exigem do/a pesquisador/a transitar entre diferentes campos teóricos, de modo a identificar e complexificar a trama conceitual tecida pela autora a partir de interlocuções com a antropologia feminista, os estudos de linguagem, a sociologia e a teoria psicanalítica.

As fichas de inscrição, ementas e programas completos serão disponibilizados ao longo do semestre em nosso site (labmetodologia.com), na aba “atividades”.

Por fim, encorajamos o acompanhamento do  curso de escrita acadêmica organizado pela professora Rosana Pinheiro-Machado. As aulas estão sendo disponibilizadas no canal da professora às terças e sextas feiras às 15h.

 

Comunicado sobre manutenção das atividades do LabMet em 2020

Rio de Janeiro , 23 de Março de 2020

Prezadxs,

Em linha com a decisão da PUC-Rio diante da pandemia provocada pelo COVID-19, o Laboratório de Metodologia do IRI – PUC-Rio comunica a manutenção de suas atividades neste semestre de 2020.1. Em consonância com a decisão da PUC-Rio e do Instituto de Relações Internacionais sobre as aulas, nossas atividades serão realizadas virtualmente. A princípio, utilizaremos a plataforma Zoom e enviaremos algumas horas antes de cada atividade o link para o e-mail dass pessoas inscritas, pelo que pedimos atenção aos emails.

Não sabemos por quanto tempo a quarentena durará, mas podemos prever pelos últimos estudos publicados que a situação não se normalizará tão cedo. Sendo assim, a principal recomendação para diminuirmos o número de infectados é nos mantermos em casa. Sabemos que não é possível esperar que as atividades oferecidas virtualmente tenham o mesmo ambiente de troca de uma atividade presencial, contudo nesse momento, o mais importante é primar pela saúde de todxs. Além disso, entendemos que é fundamental que não nos paralisemos, mas que criemos novas rotinas e mantenhamos as atividades funcionando na medida do possível.

Manteremos as duas atividades que já estavam programadas em seus respectivos dias e horários: a oficina de Estratégias Metodológicas para Entrevistas, com a professora Maria Helena Zamorra (PUC-Rio). e o minicurso A emancipação das coisas, ou: um marxista chega atrasado à crítica da ecologia política, com o Professor Gabriel Tupinambá (UFRJ). Usualmente o LabMet oferece dois minicursos e uma oficina ao longo de cada semestre, entretanto adiaremos o segundo minicurso que ofereceríamos para o próximo semestre, a fim de nos adequarmos melhor à realidade atual sem prescindir das obrigações com a pós-graduação do IRI.

Lembramos que a Oficina de Entrevistas acontecerá já na próxima semana, nos dias 30 de Março e 1 de Abril de 2020, de 19h às 22h.

Esse será um período de adaptações e contamos com o apoio e a compreensão de vocês.

A equipe do LabMet está disponível para eventuais dúvidas ou dificuldades que venham a ter.

Atenciosamente,

Equipe do Laboratório de Metodologia, IRI/PUC-Rio

Contato em: labmetodologia.iri@gmail.com

 

 

Agenda 2019.2

 

O Laboratório de Metodologia do IRI/PUC-Rio convida mestrandas/os e doutorandas/os, pesquisadoras/es, e professoras/es do IRI e externos para as atividades que serão oferecidas no segundo semestre de 2019.

Nos dias 17, 18 e 19 de Setembro realizaremos o Minicurso “Introdução à análise crítica de discurso nas Relações Internacionais” com o Professor DrRodrigo Borba. Rodrigo é professor do  Departamento de Letras Anglo-Germânicas e do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Doutor e Mestre em Linguística Aplicada pela UFRJ. Licenciado em Letras-Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Ganhador do Prêmio CAPES de Teses em 2015 com pesquisa na interface entre Linguística Aplicada, Antropologia do Corpo e da Saúde, Filosofia e Sociologia. Em 2017-2018, realizou pós-doutorado (Visiting Scholar) como bolsista CAPES na Faculty of Linguistics, Philology and Phonetics da Universidade de Oxford (Reino Unido) com projeto em Antropologia Linguística, Sociolinguística, Linguística Feminista e Queer, sob supervisão de Deborah Cameron.  Seus interesses de pesquisa estão voltados à construção de identidades, gêneros e sexualidades a partir de perspectivas indisciplinares que colocam em diálogo a Linguística Aplicada, a Antropologia Linguística, a Sociolinguística Interacional, a Análise do Discurso (falado e escrito), a Análise da Conversa, a Paisagem Linguística e as relações entre a Linguística, o feminismo e a teoria queer.

Em Outubro, com o apoio do GlobalGRACE projetct promoveremos a Oficina de Métodos Participativos com a Professora Dra. Phoebe Kisubi (University of Cape Town). A oficina será oferecida nos dias 21 e 22 de Outubro de 18h às 21h (6h totais), no auditório do IRI2, em inglês, sem tradução. Phoebe é professora no programa de Estudos de Gênero no Africa Gender Institute (AGI) – University of Cape Town.  Além disso, é bolsista de pós-doc no GlobalGRACE project (https://www.globalgrace.net). Tem um doutorado em Gender, Media and Culture pelo Graduate Gender Studies Programme, Utrecht University nanos Países Baixos. Além disso, também é professora na Universidade de Utrecht e leciona teorias feministas e métodos de pesquisa feministas no Graduate Gender Studies Programme. Seus interesses de pesquisa são em critica racial, gênero, classe, sexualidde, saúde pública bem como estudo decoloniais e praxis, Por fim, Phoebe também trabalhou em diversos campos incluindo gênro, HIV e saúde pública untoa agencias como a UNDP, UNAIDS and WHO.

Nos dias 29, 30 e 31 de outubro realizaremos um Minicurso Afetos e Política: Uma abordagem transindividual com o Prof. Dr. Rodrigo Nunes.  Rodrigo Nunes é PhD em Filosofia pela Universidade de Londres. Professor do Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) desde 2013 e autor do livro Organisation of the Organisationless: Collective Action After Networks (Mute/PML Books, 2014). Foi professor visitante no Goldsmiths College, University of London (2007-8), na University of East London (2008-2009), na University of Westminster (2008) e pesquisador visitante na Brown University (Estados Unidos. É Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (2000) e mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003) e pós-doutorando PNPD/CAPES na PUCRS (2010-2013). Tem experiência em filosofia moderna e contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: ontologia, metafilosofia e filosofia política.

Por fim, nos dias 13, 18 e 19 de Novembro acontecerá o minicurso “Case studies and process-tracing” com o Prof. Dr. Stefano Guzzini. O professor Guzzini é formado pelo l’Institut d’Études Politiques de Paris, Mestre em Economia pela LSE e Ph.D. em Ciências Sociais e Políticos do Instituto Universitário Europeu. É especialista em análise de política externa (aplicada: EUA, Alemanha, política externa francesa), Teorias das Relações Internacionais e Economia Política Internacional (realismo e construtivismo); Análise de Poder.

Você pode acompanhar maiores informações sobre as atividades do Laboratório de metodoloia nas abas “minicursos” e “oficinas”