Objetivo

O laboratório tem por ambição servir como espaço para o desenvolvimento de pesquisas. O objetivo é de fato empregar o entendimento de que o modo de olhar o mundo está diretamente atrelado ao que se percebe; logo a ‘criatividade’ metodológica que se propõe aplicar às RI é aqui centrada no papel político da metodologia, na pluralidade e também na precisão dos métodos. Pautas não por critérios pré-definidos de qualidade, mas pela busca por inovação, experimentação e criatividade.

Dessa forma, as contribuições são almejadas do laboratório diz respeito a:

(i)        Promover o não-disciplinamento: a pluralidade necessária ao exame do pluriverso epistemológico que envolve a pesquisa acadêmica; como princípio metodológico;

(ii)       Debater a política embebida nas metodologias e nos métodos; inerente a decisões sobre método;

(iii)      Incentivar a inovação, experimentação e criatividade como marcas metodológicas das pesquisas desenvolvidas pelo Instituto; e à construção de procedimentos de pesquisa que sem descuidar da precisão, mas que tampouco não recaiam na rigidez.

(iv)      Contribuir para o os processos de desenvolvimento de pesquisa e aprendizado do corpos discentes e docentes nodo IRI, ajudando aos alunos aos se situarem nas redes epistemológicas do campo das RI, no que tange à tanto a metodologia quanto aos contexto dos debates ontológicos, epistemológicos sobre método nas ciências sociais contemporâneas e supervisionando a oferta de cursos de capacitação em metodologias específicas;

(iv)      Assessorar o corpo discente sempre que solicitado, atendendo demandas por informação e pela oferta de cursos de capacitação em metodologias específicas e atuais.