Quem Somos

Sobre o Laboratório

O Laboratório de Metodologia é uma iniciativa do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-RIO. Ele provém de um anseio em favor de uma compreensão não disciplinante de método. Por um lado, avançando na reflexão crítica sobre o que podemos chamar de formas instrumentais e apolíticas de discutir método nas ciências sociais e nas relações internacionais. Por outro lado, em caráter mais propositivo, o laboratório também tem por ambição servir como espaço para o desenvolvimento de pesquisas pautadas pela busca por inovação, experimentação e criatividade.

Para tanto, o Laboratório de Metodologia realiza minicursos, workshops e palestras voltadas para capacitar alunos para diferentes metodologias do conhecimento a fim de propiciar tanto um espaço de discussão metodológica quanto para a divulgação de pesquisas relevantes.

Objetivo

O laboratório tem por ambição servir como espaço para o desenvolvimento de pesquisas. O objetivo é de fato empregar o entendimento de que o modo de olhar o mundo está diretamente atrelado ao que se percebe; logo a ‘criatividade’ metodológica que se propõe aplicar às RI é aqui centrada no papel político da metodologia, na pluralidade e também na precisão dos métodos. Pautas não por critérios pré-definidos de qualidade, mas pela busca por inovação, experimentação e criatividade.

Dessa forma, as contribuições são almejadas do laboratório diz respeito a:

(i)        Promover o não-disciplinamento: a pluralidade necessária ao exame do pluriverso epistemológico que envolve a pesquisa acadêmica; como princípio metodológico;

(ii)       Debater a política embebida nas metodologias e nos métodos; inerente a decisões sobre método;

(iii)      Incentivar a inovação, experimentação e criatividade como marcas metodológicas das pesquisas desenvolvidas pelo Instituto; e à construção de procedimentos de pesquisa que sem descuidar da precisão, mas que tampouco não recaiam na rigidez.

(iv)      Contribuir para o os processos de desenvolvimento de pesquisa e aprendizado do corpos discentes e docentes nodo IRI, ajudando aos alunos aos se situarem nas redes epistemológicas do campo das RI, no que tange à tanto a metodologia quanto aos contexto dos debates ontológicos, epistemológicos sobre método nas ciências sociais contemporâneas e supervisionando a oferta de cursos de capacitação em metodologias específicas;

(iv)      Assessorar o corpo discente sempre que solicitado, atendendo demandas por informação e pela oferta de cursos de capacitação em metodologias específicas e atuais.

Equipe

Isabel Rocha de Siqueira [Coordenadora]

Professora Adjunta no Instituto de Relações Internacionais (IRI), PUC-Rio, e pesquisadora do BRICS Policy Center. Sou PhD em Relacões Internacionais pelo Department of War Studies, Kings College London, com bolsa de doutorado pleno por mérito da CAPES, Mestre (MSc) em Relações Internacionais pelo IRI/PUC-Rio e Bacharel em Jornalismo pela PUC-Rio. Em 2019, fui agraciada com o título de Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE), da Faperj. Minhas áreas de pesquisa incluem desenvolvimento e cooperação internacional, interseção entre paz e desenvolvimento, Agenda 2030, dados e políticas sobre desenvolvimento, contribuições feministas e do Sul para repensar política de dados, solidariedade, responsabilidade e convivência. Ajudei a criar e co-coordeno o Laboratório de Metodologia (LabMet) do IRI/PUC-Rio desde 2015. Sou coordenadora do Programa de Ensino Tutorial (PET) e do PIBIC para a graduação do IRI. Coordeno ainda a linha de pesquisa Segurança e Desenvolvimento no Sul Global (SEED), no BRICs Policy Center. Atuo como reviews editor do Journal of Intervention and Statebuilding (Taylor & Francis) e faco parte do corpo editorial da revista PARISS. Publicações recentes incluem relatórios comisisonados pelo g7+ e pelo UNOSSC, um livro autoral pela Routledge, livros editados pela Editora PUC-Rio e artigos nos periódicos Global Governance, International Political Sociology e Third World Quarterly

Lattes

Bruno Magalhães [Coordenador]

É pesquisador de pós-doutorado no Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, IRI, PUC-Rio. É doutor em Ciência Política e Estudos Internacionais pela Open University do Reino Unido. Possui graduação (2007) e mestrado (2010) em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É co-coordenador do Laboratório de Metodologia do IRI, membro da equipe editorial do periódico International Political Sociology e co-editor-chefe do periódico para graduação Cadernos de Relações Internacionais. Entre 2010 e 2014, foi professor horista do departamento de Filosofia da Universidade de Londres, Queen Mary, pesquisador associado ao Centre for Citizenship, Identities and Governance (CCIG) da Open University e ao Centre for Research on Socio-Cultural Chance (CRESC) da Universidade de Manchester. Foi também coordenador do grupo de trabalho sobre etnografia e conhecimento situado do International Collaboratory on Critical Methods for Security Studies, financiado pelo Economic and Social Research Council do Reino Unido. Seus interesses de pesquisa recaem principalmente na área de estudos sobre migração humana (determinação de status, direito internacional humanitário, a relação entre segurança e migração, controle de fronteiras, soberania e territorialidade, práticas de inclusão e exclusão do estrangeiro). Sua pesquisa é guiada também por um forte interesse pela literatura sobre história, filosofia e sociologia da ciência, com ênfase nas áreas de Estudos da Ciência e Tecnologia e Metodologia das Ciências Sociais.

Lattes

Ana Carolina Costa Lacerda [Assistente]

Doutoranda em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio. Mestre em Relações Internacionais pelo mesmo instituto(2020). Especialista em Políticas Publicas para a América Latina pelo CLACSO (2018). Bacharel em Relações Internacionais pela UFRJ (2018). É  Assistente do Laboratório de Metodologia do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio. Tem interesse na área de Gênero, Justiça Reprodutiva, Direitos Sexuais e Reprodutivos Conservadorismos e Sociedade Civil Global .

Lattes