Equipe

Isabel Rocha de Siqueira [Coordenadora]

Professora Adjunta no Instituto de Relações Internacionais (IRI), PUC-Rio, e pesquisadora do BRICS Policy Center. Sou PhD em Relacões Internacionais pelo Department of War Studies, Kings College London, com bolsa de doutorado pleno por mérito da CAPES, Mestre (MSc) em Relações Internacionais pelo IRI/PUC-Rio e Bacharel em Jornalismo pela PUC-Rio. Em 2019, fui agraciada com o título de Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE), da Faperj. Minhas áreas de pesquisa incluem desenvolvimento e cooperação internacional, interseção entre paz e desenvolvimento, Agenda 2030, dados e políticas sobre desenvolvimento, contribuições feministas e do Sul para repensar política de dados, solidariedade, responsabilidade e convivência. Ajudei a criar e co-coordeno o Laboratório de Metodologia (LabMet) do IRI/PUC-Rio desde 2015. Sou coordenadora do Programa de Ensino Tutorial (PET) e do PIBIC para a graduação do IRI. Coordeno ainda a linha de pesquisa Segurança e Desenvolvimento no Sul Global (SEED), no BRICs Policy Center. Atuo como reviews editor do Journal of Intervention and Statebuilding (Taylor & Francis) e faco parte do corpo editorial da revista PARISS. Publicações recentes incluem relatórios comisisonados pelo g7+ e pelo UNOSSC, um livro autoral pela Routledge, livros editados pela Editora PUC-Rio e artigos nos periódicos Global Governance, International Political Sociology e Third World Quarterly

Lattes

Bruno Magalhães [Coordenador]

É pesquisador de pós-doutorado no Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, IRI, PUC-Rio. É doutor em Ciência Política e Estudos Internacionais pela Open University do Reino Unido. Possui graduação (2007) e mestrado (2010) em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É co-coordenador do Laboratório de Metodologia do IRI, membro da equipe editorial do periódico International Political Sociology e co-editor-chefe do periódico para graduação Cadernos de Relações Internacionais. Entre 2010 e 2014, foi professor horista do departamento de Filosofia da Universidade de Londres, Queen Mary, pesquisador associado ao Centre for Citizenship, Identities and Governance (CCIG) da Open University e ao Centre for Research on Socio-Cultural Chance (CRESC) da Universidade de Manchester. Foi também coordenador do grupo de trabalho sobre etnografia e conhecimento situado do International Collaboratory on Critical Methods for Security Studies, financiado pelo Economic and Social Research Council do Reino Unido. Seus interesses de pesquisa recaem principalmente na área de estudos sobre migração humana (determinação de status, direito internacional humanitário, a relação entre segurança e migração, controle de fronteiras, soberania e territorialidade, práticas de inclusão e exclusão do estrangeiro). Sua pesquisa é guiada também por um forte interesse pela literatura sobre história, filosofia e sociologia da ciência, com ênfase nas áreas de Estudos da Ciência e Tecnologia e Metodologia das Ciências Sociais.

Lattes

Ana Carolina Costa Lacerda [Assistente]

Mestranda em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio. Especialista em Políticas Publicas para a América Latina pelo CLACSO (2018). Bacharel em Relações Internacionais pela UFRJ (2018). . É pesquisadora no Núcleo de pesquisa Geopolítica, Sistema Mundial e Integração Regional (GIS – UFRJ) e Assistente do Laboratório de Metodologia do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio. Tem interesse na área de Gênero, Segurança, Cybersegurança e Estudos da Ciência e Tecnologia.

Lattes

Laís Ramalho [Assistente]

Laís Ramalho é doutoranda no Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio. Obteve os títulos de bacharela e mestra em Relações Internacionais pela UFRJ e PUC-Rio respectivamente. Após a graduação, ocupou o cargo de Assistente de Projetos no Centro Brasileiro de Relações Internacionais – CEBRI onde trabalhou mais especificamente no projeto Caminhos para o Futuro que Queremos. Hoje, além da pesquisa desenvolvida no doutorado, atua como assistente de pesquisa no Laboratório de Metodologia do IRI e também como editora-assistente na Revista Cadernos de Relações Internacionais. Seus principais temas de interesse são desenvolvimento, cidades e Relações Internacionais, emoções nas Relações Internacionais e antipolítica.

Lattes